28 de maio de 2012

DICAS DE SAÚDE


Como identificar que seu filho tem problema de visão

como identificar se seu filho tem problema visao Como identificar que seu filho tem problema de visão
Os cuidados com a criança já começam no pré-natal. É nesse momento que o ginecologista acompanha mensalmente a evolução e o desenvolvimento do seu filho ao longo da gestação. Quando o pequeno nasce, são feitos exames preventivos contra várias doenças. Um deles é o chamado reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho. Você sabe o que é?
Segundo a oftalmologista Flávia Luz, trata-se de um exame realizado pelo pediatra onde uma fonte de luz é emitida nos olhos do bebê. “Este reflexo da luz ajuda o profissional a analisar se a criança apresenta algum problema na visão. Quando o bebê fica com os olhinhos vermelhos, não há anormalidade. Caso o médico identifique a cor branca nos olhos, pode ser que haja alguma alteração e por isso, é preciso levá-lo ao oftalmologista para ele avaliar”, explica.
Outra maneira de identificar também é nas fotos em família. Caso a criança apareça na fotografia com os olhos vermelhos, não há sinais de anormalidade. Porém, se houver um branqueamento, é preciso consultar o médico. “São cuidados básicos que são facilmente observados pelos pais”, comenta Flávia.

Recém-nascido

A oftalmologista explica que a visão dos bebês vai se desenvolvendo com o tempo. “Logo nos primeiros meses é comum que a criança não tenha um olhar fixo, e dê a impressão até de um olhar perdido. É normal também que o recém nascido olhe em direção ao ambiente com maior iluminação”, diz.
Mas caso não haja uma fixação no olhar com o passar do tempo, o ideal é pedir a opinião do oftalmologista. “A criança vai reconhecendo pessoas e objetos com o passar do tempo. Nos primeiros meses, ela começa a brincar com os pezinhos, com as mãozinhas e até com os objetos. Caso os pais percebam que ela ainda continua com o olhar não fixo, é preciso levá-la a consulta médica para analisar”, sugere Flávia.

Na escolinha

Ao longo dos anos, o sistema visual da criança vai se desenvolvendo dia após dia, até que quando ela completa quatro anos, está com a visão igual a de um adulto.
É possível que os pais percebam sintomas que identifiquem que seu filho apresenta algum problema de visão. “É preciso ficar atento às crianças que são muito agitadas e que não conseguem parar para pintar os desenhos, por exemplo. A dificuldade de concentração pode significar que seu filho precisa usar óculos, por exemplo. Mas isso, só será decidido com a análise do profissional”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário