20 de outubro de 2012

Casamento sustentável é opção para noivos ecologicamente corretos; veja como fazer o seu


Para organizar cerimônia "verde", noivos ecologicamente corretos levam vários detalhes em consideração
Thinkstock
Com o aquecimento global, muita gente tem tomado iniciativas para diminuir o impacto ambiental de suas ações. Mas você sabia que a indústria dos casamentos também está entrando nessa onda? Escolhendo materiais sustentáveis e economizando recursos como água e energia, é possível fazer uma festa de casamento que, além de celebrar a união, ainda ajudará a preservar o planeta. Veja como deixar o casamento mais “verde”:
Iluminação
Faça o casamento durante o dia, ao ar livre. Assim, é possível aproveitar a iluminação natural e economizar energia elétrica. Outra boa maneira de ter uma iluminação mais sustentável é usando velas. Prefira as feitas à base de soja ou cera de abelha às feitas com parafina, que é derivada do petróleo. Se o uso de lâmpadas for indispensável, prefira as fluorescentes.

Papelaria
Já existem empresas especializadas em convites de casamento ecologicamente corretos, feitos com papel reciclado e tinta de soja. Os guardanapos e toalhas de papel do banheiro também podem ser feitos com papel reciclado, mas é ainda melhor usar guardanapos e toalhas de pano.

Fornecedores
Dê preferência a fornecedores locais. Além de mais baratos, não precisam usar tanto transporte. Isso evita o consumo de combustível e a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Flores
Utilize flores orgânicas no buquê e na decoração. Elas são cultivadas sem pesticidas que agridem o meio ambiente.

Bufê
Também já existem bufês especializados em casamentos ecológicos. Além de usarem ingredientes orgânicos no menu, eles também optam por materiais de limpeza biodegradáveis e separam o lixo. Alguns também doam a comida que sobrar para instituições de caridade.

Trajes
Os trajes dos noivos, daminhas e pajens podem ser feitos com tecidos sustentáveis, como o algodão orgânico, fibra de PET, cânhamo e bambu.

Lembrancinhas
Você pode presentear os convidados com sementes ou mudas de plantas. Ecobags personalizadas também são uma excelente opção de lembrancinha.


fonte:uolmulher

Um comentário: