7 de janeiro de 2013

O choro e o bebê


Até os três meses, é provável que seu filho chore na maior parte do tempo em que estiver acordado, pois ele não tem consciência do que acontece ao seu redor
 O instinto materno fará com que você o pegue no colo e abrace, e é exatamente isso que deve ser feito. Não pense que desse modo você está mimando seu filho ou incentivando-o a chorar mais. Seu bebê precisa saber que pode contar com você. Se ele chorar a ponto de você perder a paciência, converse com o pediatra.
 Formas de acalmar o recém-nascido
O mais importante quando seu bebê chorar é agir rápido e com calma, sem se deixar levar pela ansiedade. Se você o deixar chorando, ele ficará mais agitado. Caso o motivo do choro não esteja claro, tente usar um dos métodos abaixo para acalmá-lo. Porém, não deixe que seu bebê fique dependente de nenhum deles. Nunca chacoalhe seu filho, mesmo que esteja cansada e nervosa.

Algumas dicas de acalmar o choro do bebê:
- Ofereça o seio: Nos primeiros meses, a causa mais provável do choro é fome – e oferecer o seio é a forma mais eficiente de acalmar o bebê – mesmo que isso signifique alimentá-lo muitas vezes ao longo do dia e da noite. Se seu bebê toma mamadeira e suga avidamente, fazendo intervalos curtos entre uma mamadeira e outra, experimente oferecer a ele um pouco de água. Pode ser que ele esteja com sede.
 
- Abrace-o e acaricie-o: Muitas vezes, é desse contato amoroso que seu filho precisa para se acalmar e parar de chorar. Se ele se acalma quando você o segura em pé contra seu ombro ou de barriga para baixo no seu braço, é provável que ele esteja chorando por causa dos gases. Se você recebeu visitas e ele ficou passando de colo em colo, talvez ele esteja superestimulado e queira o seu colo ou o do seu parceiro para se acalmar.
 
- Balanço ritmado O movimento acalma os bebês e, muitas vezes, faz com que eles durmam. Balance seu bebê nos braços e, se ele não se acalmar, acelere o movimento. Outra alternativa é colocá-lo em um canguru e movimentar-se transferindo o peso do corpo de um pé para o outro. Tente também colocá-lo no carrinho e movimentá-lo para a frente e para trás, ou dar uma volta no quarteirão.
Confira essas e outras dicas no livro Mamães&Bebês

Nenhum comentário:

Postar um comentário