Você é super organizada e metódica, vive em meio a listas e pastas cuidadosamente catalogadas, organiza seu armário de roupas e até o de sapatos por cores, os títulos de DVD em ordem alfabética e nem seu marido escapa da sua catalogação?
Você amou organizar o seu casamento (ou o de uma amiga) e agora que o grande dia passou, você acredita que tem boas referências no mercado e sofre por não ter mais atividades previstas na área? Você sempre é responsável pela organização das festas da família?
As características acima citadas são um bom início para uma cerimonialista ou assessora, mas veja bem, eu disse: “início”. Após o encantamento inicial com a profissão é preciso encarar a realidade e, principalmente, se preparar para ela.
Eu, como enfermeira graduada e ex noiva que se tornou assessora, posso falar com propriedade sobre o assunto. A profissão me encantou, me tomou por inteiro e eu a abracei com toda a minha alma. Entretanto, como para ser médico não basta apenas vocação, para ser uma boa cerimonialista a boa vontade e o talento não são suficientes. É preciso muito estudo, muitas horas de dedicação exclusiva, muito trabalho, muita experiência.
Antes de se aventurar em seu próprio negócio você precisará investir em 2 pilares:
Formação e experiência. Invista em sua formação na área de eventos, de gestão, de marketing e de relacionamento. Como qualquer outro profissional, você precisará estudar pelo resto de sua vida. O investimento em cursos e dicas para quem quer ser assessora de casamento têm retorno certos e devem fazer parte do planejamento financeiro da sua empresa antes mesmo dela nascer.
Após fazer bons cursos, uma ótima maneira de começar é trabalhando em empresas reconhecidas na área de casamento. A educação aliada à experiência prática são as bases de uma carreira sólida. Somente na prática você terá oportunidade de testar e lapidar seus conhecimentos e talentos e melhorar seus pontos não tão fortes.
Nesse período as dificuldades vão surgir e serão muitas. Lembre-se sempre que caso você tenha habilidade para vencê-las você é um forte candidato para o empreendedorismo. Não se assuste com os imprevistos, que são inúmeros na área de eventos, aprenda a resolvê-los. Aprimore suas capacidades técnicas e relacionais, vista a camisa da empresa na qual você trabalha.
Enquanto isso, elabore um bom plano de negócios, definindo o nicho de atuação da sua empresa, suas metas a curto, médio e longo prazo e os valores da organização. Assim, quando chegar a hora você já terá o esqueleto do seu negócio pronto.
Quando for se desligar do seu emprego, lembre-se de que a honestidade e a ética não são esquecidas no mercado e que um bom profissional é sempre lembrado, não importa aonde ele esteja.
Essa caminhada é necessária para que você não faça como muitos no mercado que vendem o que não podem entregar. Ou seja, vendem um serviço que não sabem executar, são amadores. Alguns até estão a caminho da profissionalização, mas ainda precisam aprender muito antes de se aventurar na área. As consequências do amadorismo podem ser tristes e muito sérias, tanto para o profissional que tem seu nome descredibilizado e poderá, inclusive, responder judicialmente por seus atos, quanto para o cliente que pode ser lesado e ver o sonho da festa perfeita ir por água abaixo.
Pesquise e converse com outros cerimonialistas de casamento, entenda qual é realmente opapel de uma cerimonialista e o papel de uma assessora de casamentos. Percorrer todos esses passos requer trabalho duro e parece difícil, mas é prazeroso e certamente te levará ao sucesso. Seja um profissional de excelência e não faltarão clientes (satisfeitas!) para você!
fonte: Zankyou
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