6 de junho de 2012

EDUCAÇÃO INFANTIL


Como lidar com crianças que gostam de chamar atenção

Psicóloga dá dicas de como os pais devem lidar com crianças que gostam de se exibir para os amigos e professores



Explique ao pequeno que ele precisa dar espaço para os que estão à sua volta. Foto: Getty Images

Criança entre 7 e 8 anos adora corrigir os amigos só para parecer "sabichona". No entanto, isso pode afetar o modo como todos a veem. A psicóloga americana Fran Walfish, autora do livro The Self-Aware Parent (Ed. Palgrave Macmillan) - O Pai Autoconsciente (sem tradução para o português) -, dá dicas de como os pais devem proceder:
Ele só quer impressionar os amigos
Se seu filho chama a atenção de um colega para se destacar, converse sobre a atitude dele quando estiverem a sós. Sem tom de bronca: “Ouvi você dizer que seu amigo estava errado no jogo e ele pareceu chateado”. “Como se sentiria se dissessem que você está errado?” Mostre que há formas amigáveis de apontar diferenças, dizendo, por exemplo: Não concordo.
Ele é ansioso demais
Explique ao pequeno que ele precisa dar espaço para os que estão à sua volta. Vi a sua apresentação na feira de ciências e você respondeu a todas as perguntas do professor. “Parabéns!” Mas havia crianças que também queriam participar... Você deveria ter dado chance a elas. Diga que ao compartilhar ele está abrindo caminho para também ser ouvido.
Ele está acostumado a ser elogiado
Mude o enfoque do elogio. Em vez de valorizar a resposta correta dele no dever de casa, comente sobre o esforço dele no geral. Assim o seu filho aprenderá a ser feliz com o trabalho e não com o elogio.
fonte: Conteúdo do site MÁXIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário