24 de julho de 2012

Especialistas dão orientações para as mamães perderem o peso que ganharam na gestação

Saúde da Mulher

Durante o período da gestação, o corpo da mulher sofre muitas modificações. Após o término da gravidez, as novas mamães desejam perder o peso que ganharam durante a gestação. É nessa hora que elas pensam: o que fazer? Nós conversamos com algumas especialistas e elas dão algumas orientações sobre o que fazer para voltar ao corpo ideal.

Durante a gravidez

Os cuidados devem começar ainda durante a gestação, é o que nos conta a nutricionista Michelle Pinto. “Durante a gravidez a mulher deve procurar um profissional nutricionista, pois ele irá elaborar um plano alimentar de acordo com a realidade dela, pensando na quantidade de vitaminas, minerais e de todos os nutrientes. A partir daí ele vai avaliar e fazer uma dieta calculada, com isso a gestante vai ter um ganho de peso dentro do padrão planejado”.

Michelle deixa algumas recomendações. “As mulheres precisam ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais, composição de frutas e vegetais. Devem evitar fritura, doce, carboidrato simples, que são as massas e os pães. E devem preferir os integrais, pois as fibras são muito importantes para ativar o metabolismo e diminuir a absorção de gordura, o que melhora o intestino”.
Mito
Ela ainda faz um alerta: as gestantes não devem comer por dois. “Isso é um mito, a mulher grávida não pode comer por duas pessoas, o que elas precisam é ter um suporte maior de alguns nutrientes, mas isso tem que ser orientado por um nutricionista”.

Amamentação

Uma amiga das mamães depois do nascimento do bebê é a amamentação. “A mulher que amamenta tem um gasto energético maior e isso ajuda na perda de peso. A amamentação também contribui para ativar o metabolismo. Mas, é claro que, se você amamenta e associa isso a uma alimentação desorganizada, rica em gordura e fritura você não terá um resultado positivo. É imprescindível ter uma alimentação saudável e equilibrada”.
Outras ferramentas para a batalha
Uma forte aliada para que as mulheres consigam voltar a forma após a gestação é a Fisioterapia Dermatofuncional. A fisioterapeuta Priscylla César destaca que o tratamento pode auxiliar as mulheres de diversas formas, como por exemplo, no tratamento pós-operatório, para a melhora de problemas circulatórios e de retenção de líquidos. Um dos mecanismos é a eletroestimulação. “Durante a gravidez, essas pacientes tem uma separação da musculatura da parede abdominal devido ao aumento da barriga. O aparelho de eletroestimulação vai atuar contraindo a musculatura fazendo com que ela volte a posição inicial, antes da gestação”.

Outro auxílio é a drenagem linfática fisiológica, que atua acelerando a redução da retenção de líquidos. “Ela é um dos tratamentos primordiais tanto no período da gestação quanto no pós-gestacional. A drenagem vai ajudar na liberação desses líquidos. O eletrolifting também é muito bom, pois ele promove uma neovascularização e a formação do neocolágenos nas estrias”.
Indicação
“É interessante que as pacientes procurem a fisioterapia dermatofuncional no máximo três meses após o parto, pois as estrias ainda estarão no processo de cicatrização, podendo cicatrizar de forma mais fácil”, aconselha Priscylla.

fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário