16 de abril de 2013

E o álbum?



Meus pais têm exatas 18 fotos do casamento deles, feitas por um profissional. Dezoito. Eu as conheço por dentro e por fora e posso descreve-la tão bem que um desenhista poderia reproduzi-las.
 Como eu as conheço tão bem ? Porque tenho olhado para elas centenas de vezes. Olhei centenas de vezes porque elas estavam dispostas em um álbum. Um álbum que foi confeccionado por um profissional, contendo fotos que foram processadas em laboratório profissional e inseridas em um livro disponível apenas para profissionais.

Desde pequena eu ficava fascinada vendo meu pais tão jovens, com meus avós, tias e tios em volta deles. Era um simples livro de couro, com as imagens colocadas e preservadas por plástico, que suportaram o tempo surpreendentemente bem. mesmo tivesse olhado esse álbum muito mais vezes que eu pudesse contar, mesmo que que essas imagens irão fazer 42 anos!

E as pessoas que se casam hoje?
E se resolverem renunciar ao álbum?
E se decidirem que não vale o investimento?

Quantas imagens voce realmente pensa que eles farão ? 5 ? 10 ? Talvez tenham bastantes no primeiro ano de casados. Mas depois vem as crianças, e as fotos delas substituirão as do casamento naqueles porta-retratos. Mudanças acontecem. Em 40 anos, quantas fotos voce acha que as crianças terão na memoria ? Quantas fotos eles terão visto, então?
Atualmente muitos casais acham que um CD com imagens é o suficiente e sabemos que não é verdade.

Não me entenda mal. Claro que ter arquivos desse dia é muito bom. Casais de hoje tem aproximadamente 1000 imagens do casamento, muito mais do que meu pais tiveram.
Afinal, o que aconteceu com as outras imagens do dia do casamento dos meus pais ? Provavelmente estão dentro de uma caixa e nunca mais verão a luz do dia. Então, penso eu, seria maravilhoso se todos os casais pudessem ter TODAS as fotos.
O que me preocupa, entretanto, que mesmo com essa opção, não ficarão satisfeitos..e ate pode ser que acabem com menos fotos que meus pais tiveram em 1971.

Pense nisso: você tem certeza que os computadores terão DVD “player”em 2055 ? Terão portas para USB ? Mesmo HD, ou disco rígido?
Usando o passado serve de referencia, a resposta é não. Voce sabe qual era a maior descoberta tecnológica na época deles ? Cartuchos de 8 pistas…pense…e se as imagens de hoje forem gravadas com uma tecnologia equivalente a esses cartuchos ? Como possivelmente voce veria essas imagens hoje ?
Por outro lado, sabe o que nunca se torna obsoleto, ultrapassado ? O que nuca sai de moda ? Fotografias. Não apenas fotografias, não fotografias reveladas numa loja, mas fotografias profissionais, reveladas e impressas por um laboratório profissional. Essas fotos podem ser achadas no porão, podem ter 100 anos de idade e ainda estão boas. Porque quando foram produzidas, a revelação era uma arte e o papel fotográfico era de alta qualidade.
Não existiam essas maquinas que “cuspiam” fotos com papel e tinta baratos. Eu tenho que me controlar para não interferir quando vejo pessoas nessas maquinas automáticas. Não interessa quanto custa : será sempre muito caro, pois o papel não vale nada. Desbotarão, se encurvarão, não passarão no teste do tempo. Nem perto disso !
Lembranças valem mais do que isso. E as imagens do casamento? Valem muito, mas muito mais do que isso. Não são instantâneos de suas ferias. Não são fotos de seu Iphone.
Voce teve o cuidado de contratar um fotografo profissional para registrar esse momentos, teve o mesmo cuidado para contratar uma revelação e impressão profissionais tambem.
Então tenha tambem o cuidado de colocar essas fotos em um álbum de casamento de alta qualidade que voce vai amar por décadas !

Se voce comprar um álbum através de seu fotógrafo, terá a chance de ver uma amostra pessoalmente, podendo tocar e ter certeza que vale cada centavo. São caros, sabemos, mas existe uma razão para isso: são feitos sob medida, costurados a mão e produzidos apenas para voce.
Entre todas as coisas que voce paga no seu casamento, as fotografias são as únicas coisas que aumentarão de valor com o tempo. Com o passar dos anos, vê-los só aumentara sua satisfação, sua alegria, especialmente se voce puder virar as paginas de um álbum sensacional, único, feito sob medida para voce em vez de sentar no computar e clicar “próximo” com o seu mouse.
Então faça isso acontecer, imagine um jeito de conseguir pagar um álbum desse tipo. Economize em uma peça de mobília, diminua sua lista de convidados, desista do carro especial que voce ficara dentro por apenas 20 minutos.
Não faça isso apenas por voce ; faça pelas crianças, pelos netos, porque quando eles mexerem no seu porão em 2075, pode ser que não tenham ideia do que uma chave de USB ou um CD player possam significar.

Fonte: Lafoto
Autora: Kathleen Trenske (Via Huffington Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário