18 de setembro de 2012

3 atividades essenciais para deixar seu currículo mais atraente


3 atividades essenciais para deixar seu curriculo mais atraente 3 atividades essenciais para deixar seu currículo mais atraente


Foto: Thinkstock

Ter o seu diferencial é necessário para se sobressair em relação aos outros candidatos à uma vaga



competitividade do mercado de trabalho está cada dia mais acirrada. Se antes, ter um curso superior era o suficiente para conseguir uma boa colocação dentro de uma empresa, hoje isso é considerado requisito mínimo para a maioria das vagas.
Considerando esse cenário diferente, é preciso se valer de outros recursos para conseguir se destacar entre a multidão e conseguir a tão almejada vaga de emprego.
Selecionamos algumas ideias e sugestões de atividades e cursos que você pode fazer para deixar o seu currículo mais atraente que o dos demais candidatos. Confira.

1 – Trabalho voluntário

Fazer um trabalho voluntário, além de ser um gesto nobre, pode surtir bons resultados na sua vida profissional. Dependendo da área onde você atuar de forma voluntária, estará aprendendo habilidades e adquirindo conhecimento necessário para sua carreira.
Além disso, trabalhos voluntários são bem vistos aos olhos da sociedade e isso inclui as empresas. Outro benefício de praticar uma atividade voluntária é poder ajudar quem precisa. Alguns exemplos de trabalho voluntário incluem o serviço em ONGs para auxiliar crianças com câncer ou recolher e cuidar de animais abandonados nas ruas, entre outros tipos de serviços voluntários.

2 – Cursos de idiomas

Ter conhecimento de outro idioma tem se tornado uma característica cada dia mais requisitada por quem contrata um funcionário. Em muitos casos, o mínimo exigido é ter noções do inglês ou espanhol escrito para compreender instruções dadas nestas línguas.
Como isso tem sido cada vez mais exigido dos canditatos às vagas de emprego, as pessoas tem buscado mais estes cursos, e com isso, o nível exigido também tem se elevado.
Atualmente, falar apenas uma língua estrangeira nem sempre é o suficiente. Há casos de empresas que precisem de pessoal que seja fluente em mais de um idioma estrangeiro.
Sendo assim, vale a pena investir, não só no inglês ou no espanhol. Mas sim, nas duas, ou em outros idiomas que estejam relacionados à área de negócios na qual você se encaixa. Algumas indústrias, por exemplo, precisam de funcionários fluentes em francês, enquanto outras, em alemão e assim por diante. Portanto, invista nesse conhecimento para se destacar entre os candidatos.
3 – Cursos de extensão
Os cursos de extensão, por não serem uma obrigatoriedade das grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, são um diferencial que todo candidato precisa ter em seu currículo.
Em geral, estes cursos trazem conhecimentos específicos da área em questão que podem fazer com que um candidato se destaque em relação aos outros.
Por exemplo, uma empresa que tem um grande contingente de funcionários na geração Y (nascidos entre 80 e 90) vai preferir contratar pessoal de RH especializado nessa geração, pois possivelmente saberão lidar melhor com os desafios que surgirão em relação à dinâmica de trabalho dessa geração.
Há uma imensa gama de cursos de extensão disponíveis, por isso, vale a pena pesquisar um que realmente te interesse para que você se sinta motivada à fazê-lo. Se você conta com pouco tempo para dedicar ou não quer se deslocar até a universidade ou faculdade, faça um curso online de extensão. Alguns desses cursos online, inclusive, são gratuitos.
Enfim, investir na vida profissional não se resume à fazer um curso de graduação. Atualizar-se constantemente e se engajar em atividades variadas, inclusive as culturais, pode enriquecer o seu currículo ainda mais. Sendo assim, invista nestas atividades e aproveite os bons resultados que isso pode te trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário