13 de setembro de 2012

Ginástica facial: estique, puxe e rejuvenesça!


Sorrir é o segredo da beleza interior e exterior
Foto: Christian Parente
Sorriso congelado, olhos arregalados, pescoço esticado. Cada uma dessas expressões corresponde a um exercício de ginástica facial, método que tonifica o rosto, da mesma maneira que a atividade física fortalece o corpo. "Com a técnica, a musculatura da face recebe mais oxigênio e os músculos aumentam de volume, definindo melhor os contornos", diz a terapeuta facial Bartira Bravo (SP), especialista no assunto há 20 anos. Quando começar a se exercitar? "Em qualquer idade, mas quanto mais cedo, melhor - os músculos jovens respondem mais rápido", explica ela. Basta reservar 15 minutos por dia para a ginástica facial: a estimulação precisa ser constante. "A partir do primeiro mês de prática é possível notar o levantamento das linhas dos lábios, das bochechas e dos olhos, e uma fisionomia mais saudável", garante a expert.

Adeus, rugas de expressão!

Engana-se quem pensa que a ginástica facial reforça ainda mais as rugas ou acelera o envelhecimento. "Os exercícios ritmados fortalecem a musculatura e ajudam a relaxá-la, desfazendo os vincos de expressão", afirma a terapeuta Bartira Bravo. Embora a técnica seja excelente para rejuvenescer e até manter os resultados obtidos em procedimentos estéticos (como cirurgia de lifting facial, peeling e preenchimento), há problemas que ela não consegue resolver, como, por exemplo, eliminar o excesso de pele nas pálpebras.

Ritual de beleza

· Antes da ginástica: A pele tem de estar hidratada. Lave o rosto com sabonete neutro e aplique um hidratante. Uma ou duas vezes por mês, vale investir no tratamento completo: esfoliação, tonificação e hidratação.

· Depois da ginástica: O mais importante é relaxar. Ao finalizar a série de exercícios, tome um banho de água fria ou aplique no rosto um algodão embebido em tônico refrescante ou adstringente, que ajudam a melhorar o tônus da pele.  

Caras e bocas

Esta sequência fácil, indicada pela terapeuta facial Bartira Bravo, rejuvenesce qualquer pele. De frente para o espelho, faça dez repetições para cada exercício. Ao final dos movimentos, volte devagar, contando até cinco. Vamos lá!
Foto: Christian Parente

1. Olhos

Feche os olhos apertando bem as pálpebras, por cinco segundos. Tome cuidado para não franzir a testa. Relaxe e repita.

2. Rosto

Coloque a ponta da língua no céu da boca e apoie as mãos fechadas embaixo do queixo. Tente abrir a boca ao mesmo tempo em que impede com as mãos. Segure a posição por cinco segundos sem pressionar os dentes.
Foto: Christian Parente

3. Pescoço

Abra um sorriso largo e eleve um pouco o pescoço, puxando a musculatura para cima. Você vai sentir o pescoço repuxar quando esticar bem os cantos da boca. Aguarde cinco segundos e volte em seguida.

4. Testa

Arregale os olhos, levantando bem as sobrancelhas, como se tivesse levado um susto. Mantenha a expressão por cinco segundos e volte devagar.

5. Boca

Sorria largamente, mostrando os dentes, com os lábios entreabertos. Segure esse sorriso paralisado durante cinco segundos e volte.
fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário