5 de setembro de 2012

Adeus, fraldas!



Como começar a transição para o uso do banheiro sem criar traumas para a criança.

A hora de retirar as fraldas é um momento muito delicado na vida do seu filho. Embora seja um processo natural, é comum os pais criarem uma certa ansiedade em torno desse grande evento na vida da criança.

Anatomicamente falando, a criança começa a ter controle do xixi e do coco por volta dos dois anos de idade. “Isso é uma média, já que alguns bebês podem antecipar ou atrasar em alguns meses esse tempo”, esclarece o pediatra Ivan Pistelli, coordenador do setor de Pediatria do Hospital Le Forte, em São Paulo.

Os primeiros sinais de que isso está acontecendo são fáceis de notar. A criança avisa que fez alguma necessidade na fralda, ou mesmo se contorce ou se esconde na hora de fazer coco.

Nesse momento, é importante que os pais percebam o momento e mostrem o peniquinho ou indiquem que o banheiro é também uma alternativa para esses chamados da natureza. “Isso precisa ser feito com calma e tranquilidade”, ensina o médico. “A criança tem que ficar à vontade, do contrário, ela vai travar e o processo todo vai
demorar ainda mais”, explica.

No início, o ideal é retirar a fralda diurna gradualmente. Não se preocupe se a criança não controlar o xixi: é a função que demora mais mesmo. “Também não adianta brigar ou humilhar, pois isso só vai gerar traumas e ainda atrasar o desenvolvimento nessa etapa”, avisa o especialista. Até os cinco anos, a fralda noturna pode ser
mantida sem problemas.

Uma boa dica é comprar um peniquinho e um adaptador de privada infantil e apresentar ao bebê, explicando suas funções. “Deixe que a criança brinque e se familiarize com o objeto”, diz Ivan Pistelli. “É bom ter os dois para que ela possa escolher também qual prefere usar”, afirma.

Por fim, fique tranquila: seu bebê terá êxito, não importa se demore muito ou pouco. “Vai acontecer naturalmente, não há necessidade de pressa ou preocupação”, diz o pediatra.

fonte: Meu Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário